Circular ABPMC | Comunicação à Comunidade Brasileira a respeito da intervenção baseada em ABA e profissionais que atendem neurodiversos

A ABPMC – Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, reúne pesquisadores, professores e profissionais que trabalham com Análise do Comportamento, contempla desta forma uma gama de profissionais para o direcionamento de parâmetros para a prestação de serviços na área em nosso pais.

Recentemente foi publicada uma circular sobre a prestação de serviços em relação a ABA, especificamente. Nota se claramente uma preocupação da entidade em esclarecer mães, pais e população em geral sobre a forma mais adequada da intervenção em relação a sua aplicação com embasamento científico a profissionais e suas formações.

Para a real condição da magnitude da intervenção em ABA, é necessária uma hierarquia de profissionais, uma equipe altamente especializada e multidisciplinar. Contudo, um serviço em ABA adequado precisa contar com: analista comportamental supervisor(a), analista comportamental assistente e analistas comportamentais aplicadores(as). Estes necessitam ser profissionais habilitados, qualificados e treinados.

A Clínica CIAB é uma empresa séria e comprometida, portanto nossa equipe multidisciplinar é altamente qualificada e conta profissionais analistas do comportamento com a hierarquia exigida internacionalmente, levando a nossos pacientes dignidade, qualidade de vida, direito a vida, respeitando princípios básicos constitucionais, abominando qualquer falta de profissionalismo resultante da ampla divulgação massiva e errônea do chamado “método ABA” e suas consequências de divulgações inadequadas, que podem gerar consequências graves ao sujeito alvo da intervenção e à família, prejudicando todo um contexto familiar.

Leia a circular na íntegra aqui.